Campanha mobiliza sociedade e setor automotivo em prol da redução de acidentes e preservação de vidas
O movimento Maio Amarelo é uma iniciativa de conscientização que busca chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes de trânsito e a necessidade de atitudes mais responsáveis nas vias. Realizada anualmente, a campanha envolve órgãos públicos, entidades de classe e a iniciativa privada, promovendo ações educativas que incentivam comportamentos mais seguros por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Para o Sindicato das Concessionárias de Veículos Autorizados do DF (Sincodiv-DF), a valorização da vida deve estar no centro de todas as discussões sobre mobilidade. Como representante do setor de concessionárias, a entidade reconhece seu papel na promoção de um trânsito mais seguro, seja por meio da disseminação de informações, do apoio a campanhas educativas ou da conscientização sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos. A segurança viária é um compromisso coletivo que envolve desde a formação dos condutores até a responsabilidade diária no uso das vias.
“Além de reduzir acidentes, iniciativas como o Maio Amarelo contribuem para o desenvolvimento de uma cultura de respeito e cidadania no trânsito. A adoção de boas práticas, aliada à educação contínua, impacta diretamente na preservação de vidas e na construção de cidades mais seguras e organizadas”, comenta Luciano Chagas, presidente do Sincodiv-DF.
O sindicato reforça ainda a importância do engajamento de todos — poder público, setor produtivo e sociedade — para que o trânsito seja cada vez mais humano, consciente e seguro.
Texto por Aline Ramos, da Proativa Comunicação.

