Congresso em São Paulo atrai 3,5 mil concessionários

      O crescimento do mercado de semi-novos, no Brasil, - a exemplo do que ocorreu nos EUA, tem chamado a atenção do segmento concessionário brasileiro para novas oportunidades de negócios. De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, até julho de 2014, para cada carro novo vendido no Brasil, eram comercializados dois semi-novos. Hoje, a proporção é de um automóvel zero quilômetro vendido para cada sete usados.
   
     Durante o 25º Congresso ExpoFenabrave, maior evento do setor da distribuição da América Latina, que aconteceu semana passada, no Pavilhão 
Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, as palestras, em geral, buscaram mostrar alternativas inovadoras para o empreendedor brasileiro do ramo automotivo. Temas como “Pesquisas de Satisfação com os clientes”, “A internet acelerando os negócios dos concessionários”, “Cinco estratégias para construir um time de vendas vencedor”, “Como enfrentar a crise – exemplo da Rússia”, “Os números das oficinas – 7 melhores práticas de sucesso”, “Melhores Práticas de Mídias Sociais”, “O desafio da liderança”, entre vários outros, chamaram a atenção do público, estimado em 3,5 mil pessoas, quecompareceu este ano no evento.
 
    Para a diretora administrativa do  Sindicato dos Concessionários de Veículos Autorizados do DF (Sincodiv-DF), Magali Giocondo, o congresso proporcionou aos participantes uma percepção ampliada da realidade, com proposições de novas ideias e também de modelos adotados em outros países, que viveram, há pouco tempo, conjunturas semelhantes como a brasileira. “Para o empresário, sempre é bom oxigenar as ideias, sobretudo em momentos de pressão e instabilidade. É louvável a postura da Fenabrave em se preocupar em trazer especialistas de diversas áreas para subsidiar o concessionário de informação para a tomada de decisões”, pontua.
 
   E o presidente da Fenabrave contextualiza: “Enfrentamos, e aindaenfrentaremos, momentos desafiadores em nosso setor, mas, é igualmente 
certo que, juntos, e com as estratégias de gestão mais adequadas, venceremos cada etapa em busca de sustentação e desenvolvimento de 
nossas empresas”.
 
 
   Para ele, a crise passará, mas as concessionárias de veículos devem estar preservadas e preparadas para a retomada do crescimento, com estrutura voltada a melhores resultados  e com uma equipe ajustada e motivada a obter 
rentabilidade em cada área. 
 
   O Espaço Fenabrave foi uma atração muito procurada pelo público presente  no 25º Congresso ExpoFenabrave. Representou o ponto de atendimento para divulgação dos produtos e serviços oferecidos às associações de marcas e concessionários filiados, como a Universidade Fenabrave, Inteligência de Mercado, Revista Dealer e PAC, além de ter contado com o Espaço Fenacodiv de Sustentabilidade, por meio do qual foram oferecidas  orientações sobre como adequar uma concessionária às leis ambientais.  O estande abrigou, ainda, o International Lounge, que recebeu as delegações estrangeiras que visitaram o evento. 
 
No dia 16 de setembro, foram celebrados também os 50 anos da Fenabrave e o jubileu de prata do congresso.
 
MERCADO DE USADOS
 
 
  A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) aproveitou a oportunidade para divulgar o seu relatório mensal, com a movimentação do comércio de veículos seminovos e usados em agosto.
 
   No mês passado, de acordo com o levantamento da entidade, foram comercializados, no país, 1.169.368 veículos - um percentual 5,3% menor do total vendido em julho (1.234.790 veículos). Já no total acumulado nos primeiros oito meses de 2015, o resultado de vendas foi 4,1% maior (8.819.276 veículos em 2015; contra 8.471.615 em 2014).O presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos manteve, em sua fala, o tom de cautela com relação aos resultados apresentados. Para ele “embora nosso setor ainda não esteja sentindo mais fortemente os efeitos da retração dos 
negócios, acreditamos que o mercado tem mantido sua consistência em vista das incertezas que a economia vem apresentando”.
 
 NOVIDADES
 
   Entre as novidades do congresso, tiveram destaque as ferramentas oferecidas ao mercado automotivo pela Jato Dynamics do Brasil, que participou pela primeira vez da ExpoFenabrave. A Jato eGuides, Jato Carspecs, Jato Incentives e Jato Custo Total de Propriedade estiveram entre as plataformas digitais que fizeram parte do pacote de soluções integradas de vendas ao concessionários automotivos.
 
   O Jato eGuide, por exemplo, é uma ferramenta de especificação e comparação de veículos desenvolvida para iPad.  Ela é atualizada diariamente com dados de preço e especificação confiáveis e precisos da Jato, que podem ser customizadas para integração de sua identidade corporativa, incluindo imagens, vídeos e brochuras próprias de uma marca.
 
   O portal Auto Avaliar também marcou presença na ExpoFenabrave, apresentando a sua plataforma para avaliação, gestão de estoques e repasse 
online de seminovos. O sistema permite total controle, transparência, agilidade e rentabilidade para as concessionárias de veículos.
 
   A Petronas, considerada um dos maiores grupos petrolíferos do mundo, foi outra empresa que levou novidades em tecnologias de lubrificantes para a feira.  De acordo com Luiz Sabatino, diretor de Marketing e Estratégia da empresa, o congresso representou uma oportunidade de aproximação com o mercado, além de ter sido um espaço de divulgação do trabalho estratégico da marca.
 
   O banco Itaú apresentou, ainda, na ExpoFenabrave, alguns novos serviços como a plataforma digital (um canal direto para originação, discussão e revisão de propostas, uma alternativa, baseada em benchmark, que traz mais agilidade aos processos e autonomia aos parceiros) e o novo sistema de precificação de clientes – que tem como foco valorizar consumidores com histórico financeiro 
saudável e com o hábito de pagar seus débitos em dia.
 
 
   O iCarros, site de classificados da instituição financeira, lançou também aplataforma Giro iCarros, que consiste numa ferramenta que facilita a busca das revendas por veículos seminovos. De acordo com Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco, trata-se de uma opção exclusiva aos lojistas, para otimizar seus esforços na busca por veículos.Segundo Sylvio de Barros, Ceo do iCarros, nos últimos seis meses, o mercado 
automotivo mudou radicalmente.  A procura por carros usados cresceu consideravelmente, lembrando que cerca de 600 mil pessoas utilizam a 
plataforma para fazer avaliação.
 
 
Sobre o SINCODIV-DF - Filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Sindicato dos Concessionários e 
Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV-DF) conta com 60 associados totalizando 135 concessionárias. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre emplacamentos de veículos no DF. 
 
SERVIÇO:
 
O que: 25º Congresso ExpoFenabrave
 
Onde: Pavilhão Azul do Expo Center Norte (São Paulo)
 
Quando: 15 e 16 de setembro de 2015
 
Quem promove: Fenabrave
 
Informações: http://www.congresso-fenabrave.com.br/